3- A Capacidade Humana

Vimos anteriormente que todos nós temos como desenvolver a nossa capacidade intelectual e que para isso, basta atentarmos aos nossos sentidos. Mas para o homem moderno não basta somente isso. Temos que ir muito mais além. Temos que olhar o que os outros enxergam, temos que ouvir o que os outros ouvem, sentir o que sentem e gostar do que gostam. E trabalhar juntos. É incrível, mas o humano é capaz disso. Para o bem ou para o mal, o homem sempre se junta para realizar determinadas tarefas. Ele sempre precisa um do outro. É quase que impossível uma pessoa viver isolada do mundo, sem contar os ermitões é claro. Para comer precisamos do pão que o padeiro faz ou dos cereais que os agricultores plantam. Para comprar precisamos do dinheiro do emprego ou da venda. E assim o mundo gira, cada um precisando do que o outro faz para se sustentarem.

Agora, como os humanos fazem para viverem em sociedade? Eles criam regras. Se não existissem as regras, as pessoas iriam viver em caos no mundo. Hoje em dia já é um caos, mesmo com tantas leis que existem e espalhadas por aí. Mas é melhor que nada, pois sem essas leis, iríamos voltar à época do faroeste. Talvez até pior, pois naquela época não existia tanta gente como nos dias de hoje.

É incrível como o homem agüenta tudo isso: tensão, concorrência, sobrevivência, administração, miséria, guerra e tantas coisas mais para deixar qualquer um estressado. E mesmo assim ele consegue “ir vivendo”. Por que será que o homem tem tanta capacidade assim? Será que um dia vai se chegar no limite. E mesmo que um não agüente, existirão outros que irão superá-lo. Então qual é o limite do ser humano?

Não existe limite para o ser humano. Ele consegue adaptar-se a qualquer meio e a qualquer tipo de esforço. Isso vale para qualquer um, desde que se chame humano. Muitos pensam que não conseguem fazer nada, e realmente, quem pensa assim não consegue mesmo. O importante é a pessoa ter vontade e ter a iniciativa. A capacidade está no tipo de treinamento que é adotado. Todos conseguem chegar aonde quiserem. Será que para o homem voar, teria que ter nascido como um pássaro? Dizer que uma pessoa tem que ter dom para voar é mentira. Ele voa porque aprendeu a voar e teve treinamento para isso. Muitos que no passado aventuraram-se sem desenvolver nenhuma técnica morreram mais cedo. Hoje, os treinamentos são mais rigorosos. Deve-se aplicar muito mais regras e ter uma boa mentalidade de segurança em vôo. É assim que se tem diminuído em muito o número de acidentes.

Treinamento, regras e mentalidade são princípios básicos para desenvolver a capacidade humana. É isso que vem sendo aplicado nos esportes, nas empresas, em qualquer lugar onde se queira desenvolver uma pessoa.