1- Introdução

Muitas empresas têm enfrentado a corrida desenfreada dos concorrentes para ganhar a todo custo qualquer espaço nesse nicho de mercado. Hoje impera a criatividade e a inovação para qualquer negócio. Quem não inova constantemente seus produtos ou serviços, logo estará encontrando pela frente a recessão.

Para que uma empresa esteja realmente preparada para enfrentar essa corrida pela inovação, deverá ter uma boa equipe que crie novas idéias e as implante. Isso em qualquer nível de pessoal, seja engenheiro, administrador, gerente, chefe, operário, escrevente. Todos têm que participar, e juntos, pois basta apenas uma boa idéia para que mais idéias surjam e possam ser acrescentadas na formação como um todo, amadurecida e implementada.

Boas idéias poderão ser formadas, muita gente estão querendo ajudar, mas cada qual do seu jeito. Poderá acontecer que tudo dê errado e ficar perdido, porque um não se lembra onde colocou o arquivo, o outro esqueceu o projeto na mesa de um bar e cada um por si. Isto é, pode ninguém entender o outro. Falamos a mesma língua, mas cada um age conforme a sua vontade. Nisso, o planejamento pode ficar atrasado, com perda de informações e pode não ficar nada resolvido.

Se todos da equipe pensarem em se padronizar e criar uma boa mentalidade em termos de segurança das informações e padronizações de seus processos, cada um saberia o seu limite e ter a certeza de que o outro está fazendo o mesmo. Assim todos ganham, pois há melhor aproveitamento nos esforços, elevando o astral de cada um.

A implementação de uma padronização de informática e criação de uma mentalidade em segurança será de interesse de todos da empresa, mas a presença do elemento de informática é que faz o diferencial. Com ele, podemos propagar as idéias de mentalidade e padronização para que cada um se lembre quais os procedimentos a serem tomados. Isso força e faz lembrar que a segurança é bastante importante, sem criar constrangimentos nas equipes. E com um encarregado de informática como responsável por organizar arquivos e documentos, todos da equipe não ficarão constrangidos em lhe perguntar o que deve ser feito, pois ele está ali com essa função, do contrário, as pessoas podem ficar acanhadas em perguntar achando que poderá estar “pagando mico”, isto é, se expondo ao ridículo.