5- Mentalidade

A criação de uma mentalidade está intimamente ligada com a padronização. A mentalidade está no fato de conhecer o porque de uma determinada padronização. A padronização está em sempre tomar mesma atitude para fatos semelhantes. Por exemplo: mentalidade de segurança em vôo- Mentalidade: não voar rasante perto de fios. Padronização: voar acima de 200 metros do terreno. A mentalidade está mais no campo das idéias e a padronização é mais mensurável.

Criar uma mentalidade é criar consciência, é entender do assunto. E para entender do assunto a pessoa precisa estudar e se aprofundar. É claro que isso leva tempo, mas como ninguém nasce sabendo, é preciso reservar alguns minutos ou horas durante o dia para ir estudando. Não adianta pensar que todo o conhecimento vem “de mãos beijadas”. É preciso muito mais o esforço pessoal em querer aprender, pois só assim há a compensação do fator tempo perdido. É assim também que muitos pilotos aprendizes tentam compensar as poucas horas que têm para se formar. Horas de vôo são caras e também as horas de instrutor. Os aprendizes não têm tantos recursos financeiros para bancar na sua formação. Assim eles têm que compensar algumas horas de vôo fazendo o chamado “vôo mental”. Eles se sentam dentro de uma cabine do avião e ficam se imaginando em vôo, fazendo todos os procedimentos necessários como se fosse num vôo real. Esses procedimentos podem ser aprendidos no chão, isto é, não é necessário estar voando, e além do que, durante o vôo não há como aprender, pois o aluno fica tão tenso que, se os movimentos não forem mecanizados, há um travamento geral nos seus “neurônios”.

Certas coisas, como no computador, não há como aprender durante a execução do programa. Principalmente quando aparece aquela mensagem “Deseja excluir todos os arquivos?”. Dependendo do que ele esteja fazendo, e deve ser com essa finalidade, ele pode seguir em frente com o comando. Mas se surgir aquela pergunta “e se...?”. Aí o usuário tem que parar e perguntar para alguém que conheça sobre o assunto. Assumir que não sabe e buscar recursos é muito melhor do que ir por tentativa. Se for computador pessoal não tem problema, mas se é da empresa e há muitos usuários, tem que ser bastante responsável e cauteloso, antes que seja despedido por justa causa, e até levado à justiça para pagar pelos danos cometidos.

Mentalidade não é a busca da perfeição, mas uma constante na busca de informações e de aprimoramento, afim de minimizar erros. Erros todos nós cometemos, mas corrigir erros cometidos é o que mais importa e é o que se espera de quem presta serviços.