CATEGORIAS


CATEGORIZAÇÃO: A especialização dentro da especialização

Uma análise e implementação dentro da área de informática

Categorização é uma especialização de forma independente dentro uma determinada área. Isto significa que uma pessoa pode trabalhar de forma independente das de outras categorias. Vamos analisar o caso da área de odontologia: o protético depende do molde feito pelo dentista, mas ele pode trabalhar independentemente, isto é, o trabalho de um começa no momento que termina o do outro. Com isso diminui-se a carga de trabalho de um dentista (especialista) repassando para o protético (também especialista). Quando se aplica essa metodologia de trabalho no mundo da informática, parece que se complica um pouco. Acontece que muitos dos empresários, no momento da contratação exige que o funcionário tenha conhecimento de informática. Tudo bem, então os programadores de linguagens de computadores antigos poderiam ser contratados. Só que quando chega numa entrevista, a pessoa fala que precisa conhecer o WORD, WINDOWS e EXCEL (especialidades), referindo-se como informática. Por aí podemos ver que informática é uma área e existe dentro dela várias especialidades.

Assim dentro do nível básico de formação do “Sistema X-MIND - Especialização Informática”, serão baseadas em 04 (quatro) categorias. Essas divisões foram feitas em cima da operacionalidade e do aproveitamento de cada indivíduo dentro das empresas (modalidade escritório). As pessoas inseridas nesse trabalho de formação são chamadas de “ELEMENTOS DE INFORMÁTICA”.

A seguir serão especificadas essas categorias:


CATEGORIA “A”: EDITORAÇÃO DE DOCUMENTOS

    O elemento de informática categoria “A” terá condições de fazer trabalhos relacionados a edição de textos. Além disso ele poderá atuar como arquivista, ordenando os trabalhos de cada seção.

Digitação de apostilas, apresentações, documentos, são uma constante no dia-a-dia da empresa. Muitos chefes perdem tempo digitando ou formatando documentos. A missão dos elementos de informática categoria “A” é auxiliá-los nesses trabalhos, dando-lhes mais condições e tempo para se desempenharem em tarefas de decisões.
     A formação básica para esta categoria, é composta de cinco módulos:
1-  Mentalidade de Segurança e de Padronização em Informática
       Neste módulo será apresentado a mentalidade a ser tomada para dar a segurança de informações e padronizações quanto ao uso de recursos computacionais. Além do conhecimento básico das
Leis de Software (nº 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998) e de Direitos Autorais (nº 9.610 de 29 de fevereiro de 1998).
2-  Introdução a Microinformática
       Nesse módulo abrange o histórico da computação, componentes, funcionamento e programas básicos.
3-  Gerenciamento de Arquivos
      Entender sobre drives, diretórios e arquivos é essencial para quem vai organizar arquivos de todos os tipos.
4-  Sistemas Operacionais
     Utilização e aplicação dos recursos que um sistema operacional oferece, é essencial para operar quaisquer aplicativos.
5-  Editoração de Textos
     Edição, formatação, inserção de figuras e vários outros recursos transformam simples apresentações em uma apresentações de alto nível.
 

CATEGORIA “B”: AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO

     A maior parte dos escritórios e seções precisam trabalhar com dados. Além do conhecimento na categoria “A”, os elementos de informática categoria “B”, podem trabalhar com diversidade de dados, de forma a apresentarem com maior coerência. Podem cadastrar e filtrar as informações e apresentá-las em forma de relatório. Poderão automatizar alguns desses processos para facilitar o trabalho dos usuários.
 Trabalhar com informações é a essência de qualquer empresa: dados de clientes, estoques, contas, agendamento, etc. O elemento de informática nesta categoria poderia atuar como organizador das informações, atendendo o cliente, cadastrando e fornecendo informações, dados estatísticos, etc. É essencial que a empresa tenha essa pessoa com esse conhecimento para manipular a sua base de dados.
     Esta categoria está dividida em três módulos:
1-  Planilhas Eletrônicas
 Organizar em tabelas e fazer cálculos automatizados é o início da automação de escritórios.
2-  Conceito de Banco de Dados Relacionais
 É essencial o aprendizado do conceito de banco de dados relacionais antes de entrar no aplicativo de banco de dados. Manipular dados requer um bom conhecimento de análise, para não gerar problemas futuros, isto é, o que deveria ajudar pode acabar atrapalhando.
3-  Aplicativo de Banco de dados
    Obter o máximo de conhecimento de banco de dados e a sua automação, agiliza os trabalhos e reduz redundâncias nas informações. Pode-se fazer mala direta automatizada para correspondências e outras aplicações mais, obtendo relatórios e criando formulários.

 

CATEGORIA “C”: MANUTENÇÃO WEB

     Saber navegar, trazer informações, comunicar-se buscando apoio, mandar e receber correio, configurar, manter a home-page e outras práticas mais voltados ao desenvolvimento e manutenção WEB, são atributos desejáveis do elemento de informática nesta categoria.
     A categoria “C” é dividida em três módulos:
1-  Rede de Computadores

É preciso ter o conhecimento do conceito, acesso e compartilhamento de recursos através da rede internet e intranet.

2-  Correio Eletrônico

Configurações dos softwares mais comuns para correio eletrônico.
3-  HTML

Nesta parte será tratada sobre criação de home-page, através da linguagem HTML, utilizando recursos multimídia e Links, disponibilizando-as via FTP.
 

CATEGORIA “D”: CONFIGURAÇÕES FÍSICAS E LÓGICAS

    O elemento de informática categoria “D”, está voltado mais à área técnica e de apoio, pois além dos conhecimentos da categoria “C”, ele pode dar ainda manutenção básica nos equipamentos, fáceis de resolver localmente. Por exemplo, trocar memória, trocar disco rígido, formatar disco, reinstalar programas, etc. A manutenção do hardware pode ficar a cargo da equipe técnica, porém uma identificação prévia pode acelerar a identificação do problema.

Para trabalhar como Encarregado Setorial é ideal estar habilitado no mínimo na categoria “D” (especialista em informática), assim, ele tem mais condições de dar apoio a todos os Encarregados de Informática do seu setor.
    Esta categoria está dividida em dois módulos:
1-  Configurações Físicas

 Ter noção da montagem física dos componentes do equipamento. Identificar as partes físicas e suas ligações para a detecção da pane.
2-  Configurações Lógicas

 Configurar setup, particionar, formatar discos, instalar dispositivos de sistema operacional e outros programas.
 
CATEGORIA “EXECUTIVO”

    Apesar desta categoria não fazer parte como habilitação do sistema, ela faz parte na formação dos executivos da empresa. Esta formação visa atender aos diversos executivos, chefes de seções, de departamentos, pessoas que em geral ocupam cargos de chefia, onde não cabe a aplicação da categorização, mas sim, necessitam do conhecimento global das ferramentas básicas do sistema e as normas de informática vigentes.

Fazem parte desta categoria os módulos aplicados à categoria “A” e “ B”, porém resumidos.


Referências:
WORD, WINDOWS e EXCEL: são produtos registrados da empresa Microsoft Corp.

Direitos Autorais - Registro nº: 181.291