CONCEITO X-MIND


Na atualidade, as empresas precisam ter um diferencial para poderem sobreviver nesse acirrado mundo da concorrência. Só que esse diferencial também já não está sendo o mais importante. O que está fazendo mesmo diferença para a modernidade é a rapidez na adaptação aos novos modelos de trabalho. Uma hora a empresa está fabricando carros conversíveis, noutra está construindo tanques de guerra e de repente construindo programas de computadores. Isto pode parecer hipotético, mas é uma realidade para muitas empresas. As mudanças são tão rápidas que muitas não conseguem aguentar o ritmo. Na verdade são as pessoas que não conseguem absorver essas novas tecnologias em curto espaço de tempo. Será que há uma solução para essa nova realidade de trabalho?

A grande dificuldade está na qualidade e no nível da capacidade intelectual dos trabalhadores, isto é, muitos não estão preparados para absorverem novas estruturas de trabalho. As mudanças são tão rápidas que pode, ainda no meio do processo de treinamento, mudar tudo. E quando isso acontece pode haver resistência por parte dos funcionários. Na verdade o problema começa pela contratação de pessoal, isto é, essas pessoas são escolhidas para um tipo específico de trabalho. É claro que isto acontece porque se contratassem as pessoas adeptas às mudanças, não iriam aguentar por muito tempo um serviço considerado “maçante”. Hoje as mudanças são tão rápidas que não há mais como manter um indivíduo num mesmo posto. Mas adotar uma estrutura de constantes mudanças pode ser perigoso, pois nesse caso nunca teremos as pessoas especializadas dentro da empresa. É aí que surge a necessidade de uma nova classe de pessoal chamada X-MIND (multiplicadores de mentes especializadas). Estes são precursores do trabalho, são aqueles que vão na frente, aprendem ou implementam nova tecnologia e criam uma nova estrutura de treinamento para repassarem aos outros.

Repassar conhecimentos, a princípio parece algo simples, mas a realidade é outra, isto é, uma pessoa pode complicar tanto esse repasse que a outra, aquela que está aprendendo, pode não entender nada e perder muito tempo nesse processo de aprendizado. Então, os X-MIND precisam também ter uma boa estrutura didática para esses treinamentos. Para que a estrutura de treinamento seja padrão e continuada devem ser adotadas as categorizações e modularizações. As categorizações são estruturas em níveis de aprendizado ou digamos que são os objetivos a serem atingidos antes de subir para outra categoria. Um conjunto de categorias poderá compor uma determinada especialidade. Cada categoria poderá ser composta por um ou mais módulos (dependentes ou não). Em cada módulo deve-se dar mais ênfase nos conceitos, pois uma pessoa que aprende através dos conceitos retém os conhecimentos por muito mais tempo.

A forma gráfica de aprendizado (através dos módulos) deverá ser sempre exponencial, isto é, cada módulo básico deverá dar condições de assimilação mais rápida para o próximo módulo (módulos dependentes). Caso isto não aconteça, este módulo deverá ser retirado, pois não estará auxiliando no treinamento sequencial. O módulo que não faz parte do treinamento X-MIND, mas que seja importante para a especialização do indivíduo, deverá ser colocado como módulo a parte (não dependente) e no final. Assim, as especializações poderão ser direcionadas para uma determinada área. Toda vez que se quiser mudar um indivíduo de setor (setores semelhantes), não há a necessidade de se preocupar com o seu treinamento básico, bastando acrescentar apenas um ou mais módulos especializados.

A forma de aprendizado por objetivos modularizados é muito interessante para qualquer indivíduo, pois é assim que o ser humano enxerga o mundo. Para isso é só observar como uma criança inicia o seu aprendizado. Primeiro ela toma um objeto como sua posse: estuda, disseca, cheira, sente o gosto e, quando ela se dá por satisfeita, ela tenta entregar o objeto a outra pessoa (ou a outra criança) com intuito de que a outra também aprenda. Pode-se observar que quando a outra criança aprende uma forma diferente de observar o objeto, a primeira tem a tendência de querer recuperar tal objeto para aprender o “novo método”. Assim é o ser humano, por mais adulto que seja, ele sempre tem essa tendência de querer aprender e ensinar os outros e continuar a aprender.

O mais difícil para as empresas seria encontrar esses talentos no mercado. O processo é o mesmo da pedra bruta de diamante. É difícil de encontrá-la, mas só conhecemos o seu real valor após lapidá-la. Assim também será difícil encontrar os X-MIND. Eles só vão surgindo durante o processo de trabalho e de treinamentos dentro da empresa, mas de qualquer forma é muito importante o processo de seleção já no momento da contratação, pois é isso que irá garantir a qualidade de pessoal que irão compor o grupo.


Autor: Eduardo Y. Toda