MINDWARE

“A riqueza do homem está na sua capacidade de interagir com os outros”

Os conceitos de hardware, software, peopleware e groupware são bem conhecidos. Aqui será introduzido um novo termo: “mindware, para determinarmos um conjunto de pessoal com mentalidade de informática.

No livro “A Lei do Triunfo” de Napoleon Hill define-se o termo “Master Mindcomo:

“- um espírito que se desenvolve por meio da cooperação harmoniosa entre duas ou mais pessoas, que se aliam com o objetivo de realizar uma determinada missão. - uma mente que nasce da fusão e coordenação de duas ou mais mentes, num espírito de perfeita harmonia. - é a química mental modificada , a tal ponto, que todas as mentes se fundem e funcionam como uma só”.

O conceito de “mindware” é semelhante ao conceito da lei do “Master Mind”, mas aplicada a um conjunto de pessoas com mentalidade voltada à informática, isto é, um peopleware fazendo parte de um grupo com mentalidade de informática.

Desenvolver somente uma equipe de trabalho ou um groupware, não teria eficiência se todos não estiverem imbuídos com o conceito de “mindware”. O desenvolvimento do mindware é bastante complexo, pois exige um bom sistema de trabalho e qualificação das pessoas envolvidas. Cada um tem idéias e gostos diferentes.

Podemos desenvolver o “mindware” criando desafios e dificuldades para que o grupo encontre soluções na área de informática e em outras áreas, ajudando também outros colegas a superarem suas dificuldades.

Se pensarmos bem, sentimo-nos inúteis quando vemos um emaranhado de fios em circuitos eletrônicos ou programas e código-fontes, nos causando dor-de-cabeça, por não conseguirmos resolver determinados problemas. E o pior de tudo isso é que, depois de trabalhar dias, aparece alguém e nos pergunta: “O que isso está fazendo aqui?” Um simples fio no lugar errado, uma variável não declarada corretamente, seja lá o que for, parece banal. Por que isso? Talvez pela nossa dificuldade de admitirmos que precisamos da ajuda do outro.

É por isso que devemos erradicar essa mentalidade de superioridade. Devemos valorizar o mérito grupal e não o individual. O mindware não nasce no meio da soberba ou do egoísmo, mas sim por algo que está além da capacidade intelectual humana.


Direitos Autorais - Registro nº: 181.291