SOBRE SISTEMA X-MIND

Vamos tentar entender o que ou quem seria X-MIND. A idéia surgiu quando eu pensava em implementar um sistema de banco de dados que atendesse toda uma organização. Vi que seria impossível fazê-lo sozinho. Imagine uma organização onde existam em torno de 1.500 pessoas e 200 microcomputadores. A equipe de manutenção e de software não conseguiria dar conta de um imenso trabalho, pois além dos seus afazeres, teria ainda que dar conta de usuários que detonam os programas e os micros. Se eu trabalhasse sozinho, desenvolvendo um sistema para cada seção, demoraria em torno de uns 4 a 6 meses, tomando por baixo (contando que o trabalho seja de dedicação exclusiva). Atendendo mais ou menos 40 seções, demoraria em torno de uns 15 a 20 anos para concluir todo o trabalho. Isso se ninguém pedir para fazer qualquer alteração nos programas anteriores. Como podemos ver seria inviável uma pessoa sozinha implementar um banco de dados nesse porte. Teria seções que não aguentariam esperar tanto tempo assim. Então como fazer para implementar todo um sistema em tão pouco tempo? A idéia seria dar um treinamento a um grupo de pessoas seletas e estes espalharem os cursos já assimilados. Com a seqüência de treinamento, onde um treina o outro e assim sucessivamente, poderíamos atingir o desenvolvimento de banco de dados corporativo em 2 a 3 anos, tornando assim, viável para uma organização.

Com isso, esse sistema de treinamento em cadeia e em rede foi denominado como SISTEMA X-MIND dentro de uma política. E a pessoa desenvolvedora do sistema (gerente) de X-MIND, isto é, um especialista múltiplo e também o cabeça do sistema. O X tem a conotação de especialista (eXpert), incógnito, múltiplo e rede. MIND é a transformação das mentes das pessoas envolvidas.

Estudar, batalhar, ter e dar idéias, implementar, treinar e absorver, são características básicas para ser um X-MIND. Ninguém nasce um expert. É a transformação com o tempo que faz a pessoa ser especialista. A criatividade, esforço e a insistência é que faz um indivíduo ser múltiplo.

Faço aqui a seguinte pergunta: quantas pessoas nesse mundo são X-MIND? O que é preciso para ser um deles? Sugestões, idéias e críticas deixo a cargo do leitor. Mande uma mensagem para sistemax@xmind.com.br e vamos amadurecer essa idéia. As mensagens mais interessantes serão deixadas aqui nesta página.

O autor: Eduardo Toda